sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

JOSUÉ, UM LÍDER ESCOLHIDO POR DEUS

INTRODUÇÃO

O livro de Josué é considerado pelos eruditos como o livro da vitória. Este livro tem como objetivo preservar a história da conquista de Canaã e a divisão da terra entre as tribos. Todos que amam e almejam ser líder na casa do Senhor, se sentirão lisonjeados em aprender, com Josué, princípios básicos de liderança.

ASPECTOS BIOGRÁFICOS

O nome “Josué”, que se deve a principal figura do livro, significa “O Senhor é salvação”, “Salvação do Senhor”. Os gregos traduziram-no para “IESOUS” ou Jesus, como está na vulgata latina. Não podemos esquecer que Josué, inicialmente, chamava-se Oséias (Nm 13.8), contudo, mais tarde, Moisés mudou seu nome (Nm 13.16). Esse líder (Josué) era filho de Num e neto de Elisama, príncipe da tribo de Efraim (Êx 33.11), nasceu no Egito e teve a grande oportunidade de aprender com Moisés grande parte de suas habilidades como líder de um povo.

ASPECTOS IMPORTANTES DA CHAMADA DE JOSUÉ

Um líder chamado (Dt 31.7,14,23) – Josué surge de repente no confronto entre Ameleque e Israel no deserto de Refidim. Sua primeira decisão sob a orientação de Moisés foi escolher homens capazes para o combate (Êx 17.8). Seus pais eram cativos e ele nasceu escravo. Mas Deus o libertou e o fez um colaborador de Moisés. Sempre se revelou um valente capitão. Quase foi apedrejado, se não é a intervenção da nuvem da glória, porque insistiu com os filhos de Israel que avançassem através do deserto para Canaã quarenta anos (Nm 14.6-10). 

Sua vida e seu trabalho – Além do episódio que marcou sua coragem na guerra com Ameleque, esteve envolvido em outras missões importantes. Era tido como sendo um “dos escolhidos” de Moisés (Nm 11.28). Foi um dos doze espias enviados por Moisés a espiar a terra de Canaã (Nm 13.8-16). Diz Josefo que ele tinha 85 anos quando sucedeu a Moisés. Entende-se que levou cerca de seis anos na subjugação da terra; o resto de sua vida passou estabelecendo e governando as doze tribos. Seu governo sobre Israel, ao todo, durou em torno de 25 anos. Morreu aos 110 anos e foi sepultado em Timnate-Sera, que está no monte de Efraim (Js 24.29,30). Foi guerreiro notável; disciplinou suas tropas; enviou espias; mas sempre o encontramos orando e confiando no Senhor.

Um líder capaz (Êx 17.9-13) – Um verdadeiro líder como Josué, não pode ser fabricado, tem que ser levantado por Deus. Leia IICo 3.5,6. É comum em nossos dias ver-se pessoas exercendo certas funções sem a devida capacidade. Estas pessoas são dignas, mas não são capazes. Uma coisa é ser digna, a outra é ser capaz. O sábio conselho de Jetro, sogro de Moisés foi: “Tu dentre o povo procura homens capazes... (Êx 18.21-25). Este padrão, entendo, não mudou e jamais deverá mudar. (Gn 41.38,39; ISm 16.16-19; Dn 1.3,4; At 6.3).

ALGUMAS QUALIDADES DO CARÁTER DO LÍDER JOSUÉ

Obediência. "A obediência (do latim obedire = obedecer) pode ser classificada como uma das virtudes e se define como um comportamento pelo qual um ser aceita as ordens dadas por outro." (Wikipédia). Podemos ainda definir obediência como ato ou efeito de obedecer, submissão a vontade de outro, sujeição, dependência, docilidade. A Bíblia exorta a obediência, tendo o próprio Jesus como referencial (Fl 2.5-11). Filhos devem ser obedientes aos pais (Ef 6.1), mulheres devem ser submissas aos maridos (Ef 5.22), todos os homens devem ser sujeitos às autoridades superiores (Rm 13.1), devemos obedecer aos nossos guias espirituais (Hb 13.17). Autoridade espiritual não é algo conseguido através de esforços humanos. É concedida por Deus a quem ele escolha (NEE, 1919, p. 38). Reconhecer quem Deus estabeleceu com autoridade sobre nós, e nos submetermos a esta autoridade, é principio vital para um viver cristão segundo a Palavra do Senhor. Ninguém está apto a ser obedecido, sem que não tenha aprendido a obedecer e submeter-se às autoridades no Senhor (Dn 3.13-18; At 3.19; Ef 6.1).
Jesus deseja que os líderes sejam antes de tudo seguidores (WILKES, 1999, p. 87)


Fidelidade ou Lealdade (Wikipédia)


"
Fidelidade (do latim fidelitas pelo latim vulgar fidelitate) é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel (do latim fidelis), para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência.Fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objeto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Essaco-significação originária mostra-se plena quando se trata de dois sujeitos, ambos com capacidade ativa, pois, nesse caso se pode invocar o correlato confiança (do latim cum, "com" e fides, "fé")."

Segundo o Dicionário Aurélio, fidelidade é definida como

Fidelidade

[Do lat. fidelitate.]

Substantivo feminino.

  1. Qualidade de fiel; lealdade.
  2. Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança.
  3. Observância rigorosa da verdade; exatidão.
  4. Fís. Propriedade duma balança que assume sempre a mesma posição quando solicitada pelas mesmas forças.
  5. Fís. Propriedade dum sistema acústico capaz de reproduzir sons de todas as freqüências presentes num sinal original, respeitando as relações de intensidade.

O líder cristão deve ter um padrão elevado desta qualidade moral, a partir de seu relacionamento conjugal e social. O líder cristão deve ser fiel e leal à sua esposa, sócio, patrão, instituição que preside, trabalha ou é associado, etc. A quebra da fidelidade e da lealdade produzirá perda de confiança, e sem confiança, as bases da liderança serão abaladas.


Caráter Ilibado
- "O caráter [...], em psicologia é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada individuo; esta qualidade é inerente somente a uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais. Caráter é a soma de hábitos, virtudes e vícios, é a imagem interior de uma pessoa." (Wikipédia).

CONCLUSÃO

 A principal característica do líder era força e coragem, pois, muitas vezes, parecia arriscado obedecer a Deus completamente, mas, ainda assim, era essencial. Deus, ainda hoje, continua chamando e capacitando homens e mulheres que estejam dispostos a se submeterem por amor à sua santa vontade, a fim de liderar a sua Igreja, conduzindo-a ao seu destino final de glória. Aleluia!!!

BIBLIOGRAFIA

ELLISEN, S. A. Conheça melhor o Antigo Testamento. São Paulo: Editora Vida, 1993, p.63.

Wikipédia

Dicionário Aurélio

Lições Bíblicas - CPAD

 

Um comentário:

Diones Alvbes disse...

Valeu Daniel,seus comentários das lições da EBD tem ajudado muito, pois tem sido um subsídio a mais para as aulas dos domingos.

ANIVERSÁRIO DA SECRETÁRIA DA EBD EM IPSEP - VILA MAURICÉIA

EBD EM IPSEP - VILA MAURICÉIA

ANIVERSÁRIO DA EBD EM IPSEP - VILA MAURICÉIA 2010